População e ocupação de escravos, homens livres e libertos no Recôncavo da Guanabara, Rio de Janeiro, séculos XVIII e XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v24i43.15968

Resumo

Este artigo apresenta as mudanças demográficas ocorridas em Jacutinga e Iguaçu, freguesias localizadas no Recôncavo da Guanabara, Rio de Janeiro, da virada do século XVIII às primeiras décadas do XIX. Mostra que tais mudanças se deram, também, em razão do achamento de metais nobres no interior do Brasil e, consequentemente, das estradas que foram abertas ligando o Rio à região, que passavam pelas duas localidades. Uma das transformações foi no perfil da população, já que houve incremento da entrada de estrangeiros, especialmente africanos e portugueses, o que, do intercurso sexual, originou-se uma sociedade mestiça, que se ocupou e, (sobre) viveu, mormente, da produção de alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moises Soares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Seropédica, RJ, Brasil

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Docente Substituto no Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Referências

AIZPURU, Pilar Gonzalbo. La Trampa de Las Castas. In: ALBERRO, Solange; AIZPURU, Pilar Gonzalbo. La sociedade novahispana: estereótipos y realidades (Orgs.). México, D.F: El Colegio de México, Centro de Estudos Historicos, 2013.

ALMEIDA, Carla Maria Carvalho de. Ricos e pobres em Minas Gerais: Produção e hierarquização social no mundo colonial, 1750-1822. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2010.

ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia/Edusp, 1982.

ARAUJO, José de Sousa Azevedo Pizarro e. Memórias históricas do Rio de Janeiro e das províncias anexas à jurisdição do Vice-Rei do Estado do Brasil, dedicadas a El-Rei Nosso Senhor D. João VI. Rio de Janeiro: Na Impressão Régia, 1822.

_______. O Rio de Janeiro nas visitas Pastorais de Monsenhor Pizarro: inventário de arte sacra fluminense. Rio de Janeiro: INEPAC, 2008

BACELAR, Carlos Almeida Prado. A escravidão miúda em São Paulo colonial. In: SILVA, Maria Beatriz Nizza da. (org.). Brasil: colonização e escravidão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

BERNAND, Carmen. Negros esclavos e libres em las ciudades hispanoamericanas. Madrid: Fundación Histórica Tavera, 2001.

BEZERRA, Nielson Rosa. Mosaicos da Escravidão: Identidades africanas e conexões atlânticas no recôncavo da Guanabara (1780-1840). Tese (Doutorado em História), Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.

BRAGA, Vitor Cabral. Lugares para “bem morrer” no Recôncavo da Guanabara/RJ: irmandades, ritos e tensões na geografia da morte (c. 1800). Dissertação (Mestrado em História), Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

BRETTELL, Caroline B. Homens que partem, mulheres que esperam. Lisboa: Dom Quixote, 1991.

CAVALCANTI, Nereu Ramos. O comércio de escravos novos no Rio setecentista. In: FLORENTINO, Manolo (org.). Tráfico, cativeiro e liberdade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

DEMETRIO, Denise Vieira. Famílias escravas no Recôncavo da Guanabara. Séculos XVII e XVIII. Dissertação (Mestrado em História), Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

FLORENTINO, Manolo. Em costas negras: uma história do tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

___________. Sobre minas, crioulo e a liberdade costumeira no Rio de Janeiro, 1789-1871. In: FLORENTINO, Manolo (Org.). Tráfico, cativeiro e liberdade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

___________.; GOÉS, José Roberto. A paz das senzalas: famílias escravas e tráfico atlântico. Rio de Janeiro, c. 1790 – c. 1850. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

___________.; MACHADO, Cacilda. Migrantes portugueses, mestiçagem e alforrias no Rio de Janeiro imperial. In: FLORENTINO, M. (org.) Tráfico, cativeiro e liberdade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 50ª ed. São Paulo: Global Editora. 2005.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GÓES, Jose Roberto Pinto. Escravos da Paciência: estudo sobre a obediência escrava no Rio de Janeiro (1790-1850). Tese (Doutorado em História), Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1998.

GUEDES, Roberto. Egressos do cativeiro: trabalho, família, aliança e mobilidade social (Porto Feliz, São Paulo, c. 1789 – c. 1850). Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2008.

_______. O vigário Pereira, as pardas forras, os portugueses e as famílias mestiças. Escravidão e vocabulário social de cor na Freguesia de São Gonçalo (Rio de Janeiro, período colonial tardio). In: FRAGOSO, João (org.) História do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

KLEIN, Herbert S. A integração social e econômica dos imigrantes portugueses no Brasil no fim do século XIX e início do XX. Revista Brasileira de Estudos da População, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 17-37, 1989.

KIDDER, Daniel P. Reminiscências de viagens e permanências no Brasil: Rio de Janeiro e Província de São Paulo – compreendendo notícias históricas e geográficas do Império e de diversas províncias. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2001.

LARA, Silvia Hunold. Campos da Violência: Escravos e Senhores na Capitania do Rio de Janeiro, 1750-1808. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

LUNA, Francisco Vidal; COSTA, Iraci Del Nero da. Algumas características do contingente de cativos em Minas Gerais. In: LUNA, Francisco Vidal; COSTA, Iraci Del da; KLEIN, Herbert S. (org.). Escravismo em São Paulo e Minas Gerais. São Paulo: EDUSP, 2009.

MACHADO, Cacilda. A Trama das Vontades: negros pardos e brancos na produção da hierarquia social no Brasil escravista. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.

MALERBA, Jurandir. O Brasil Imperial (1808-1889): Panorama da História do Brasil no século XIX. Maringá: Eduem, 1999.

MARTINS FILHO, Enéas. Os três Caminhos para as Minas Gerais. Anais do Congresso Comemorativo do Bicentenário da Transferência da Sede do Governo do Brasil da cidade de Salvador para o Rio de Janeiro. Revista do IHGB, Rio de Janeiro, v. 1, p. 171-211, 1965.

PAIVA, Eduardo França. Dar nome ao novo: uma história lexical do Ibero-América entre os séculos XVI e XVIII (as dinâmicas de mestiçagens e o mundo do trabalho). Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

PEIXOTO, Moisés. Mulheres escravas: alforria, trabalho e mobilidade social (Piedade de Iguaçu e Santo Antônio de Jacutinga, Rio de Janeiro, 1780- 1870). Dissertação (Mestrado em História), Instituto de Ciências Humanas e Sociais / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.

PEREIRA, Waldick. Cana, Café & Laranja: História Econômica de Nova Iguaçu. Rio de

Janeiro: FGV/SEEC-RJ, 1977.

PESAVENTO, Fábio. Novas perspectivas sobre o comércio de anil no Rio de Janeiro colonial: 1749-1820. Revista de História Econômica & Economia Regional Aplicada, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, 2006.

RIBEIRO, Alexandre Vieira. O comércio de escravos e a elite baiana no período colonial. In: FRAGOSO, João; SAMPAIO, Antônio Carlos de Jucá; ALMEIDA, Carla Maria Carvalho de (org.). Conquistadores e negociantes: História das elites no Antigo regime nos Trópicos. América Lusa, séculos XVI a XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

RIBEIRO, Gladys Sabina. A liberdade em construção. Identidade nacional e conflitos antilusitanos no Primeiro Reinado. Tese (Doutorado em História), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

RODRIGUES, Ana Paula Souza. Famílias, Casas e Engenhos: A preservação do patrimônio no Rio de Janeiro (Piedade de Iguaçu e Santo Antônio de Jacutinga, séculos XVII e XVIII). Dissertação ( Mestrado em História), Instituto de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2013.

ROWLAND, Roberto. A sombra da Corte: Representações do povo no Brasil oitocentista. In: SCOTT, Ana Silvia Volpi; FLECK, Eliane Cristina Deckmann (org.). A Corte no Brasil: população e sociedade no Brasil e em Portugal no início do século XIX. São Leopoldo: Oikos, 2008.

RUSSEL-WOOD, A. J. R. Escravos e libertos no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SAMPAIO, Antônio Carlos Jucá de. Na Encruzilhada do Império: hierarquias sociais e conjunturas econômicas no Rio de Janeiro (c. 1650 – c. 1750) Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003.

________. Magé na crise do escravismo. Sistema agrário e evolução econômica na produção de alimentos (1850-1888). Dissertação (Mestrado em História), Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1994.

SCOTT, Ana Silvia Volpi. Famílias, formas de união e produção social no noroeste português (século XVIII e XIX). Guimarães: NEPS - Universidade do Minho, 1999.

SERRÃO, Joel. A emigração portuguesa. 4ª ed. Lisboa: Livros Horizonte LTDA, 1982.

SOUZA, Marlúcia Santos de. Escavando o passado da cidade: história política da cidade de Duque de Caxias. Duque de Caxias: APPH-CLIO, 2014.

VENÂNCIO, Renato Pinto. Paracatu: movimentos migratórios no século XVIII. Locus: Revista de História, Juiz de Fora, v. 4, n. 1, p. 81-82, 1998.

ZAMELLA, Mafalda P. O abastecimento da capitania das Minas Gerais no século XVIII. 2ª ed. São Paulo: Hucitec/EDUSP, 1990.

Fontes

ANRJ - Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.

Inventário de Águeda Maria Francisca Malheiro, ano de 1847, cx. 1374 nº 25, galeria: A.

Juízo de Órfão e Ausentes, Inventário de João Dias Machado, ano de 1800, nº 5623, maço 308.

STJ-BU-RCI nº 2616, cx. 1613, anos de 1860-1863. Maria Roza do Espírito Santo e Carolina e Antônio. Supremo Tribunal de Justiça- BU. Revista Cível-RCI, anos de 1860-1863, nº 2616, cx. 1613, galeria: A.

BN - Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano XI, nº 91, 25 de abril, 1837.

Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano XV, nº 237, 9 de setembro, 1840.

Arquivo do IHGB - Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Memórias públicas e econômicas da cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro para o uso do vice-rei Luiz de Vasconcelos, por observação curiosa dos anos de 1779 até o de 1789. RIHGB, tomo 47, 1884, p. 46-51.

AHU - Arquivo Histórico Ultramarino.

Lista nominativa do distrito de Guaratiba, 1797, cx. 163, Doc. 12203.

ACDNI - Arquivo da Cúria Diocesana de Nova Iguaçu.

Livro de óbito de Piedade de Iguaçu, 1778-1798 - Testamentos de Domingas Cabral de Melo, Luiz Cabral e Domingos da Silva Brandão.

Livro de óbito de livres de Piedade de Iguaçu, 1817-1831 - Testamento de Domingos Francisco Paiva (1821); Testamento de Luiza Rosa de Jesus; Testamento de Domingas Maria do Espírito Santo.

Livro de casamento de livres de Santo Antônio de Jacutinga, 1795-1834).

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Soares, M. (2022). População e ocupação de escravos, homens livres e libertos no Recôncavo da Guanabara, Rio de Janeiro, séculos XVIII e XIX. Fronteiras, 24(43), 126–148. https://doi.org/10.30612/frh.v24i43.15968

Edição

Seção

DOSSIÊ 19: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PRÁTICAS DAS PERIFERIAS BRASILEIRAS, AFRICANAS...