Centralização, ordem e regresso: o tempo histórico da consolidação do império do Brasil
Palavras-chave:
Tempo histórico. Estado imperial. História dos conceitos.Resumo
Neste artigo enfocamos a trajetória de constituição do Estado imperial brasileiro, salientando o período de sua consolidação. Pretendemos abordar o período histórico no qual se conforma o Estado imperial centralizado, identificando as características que o fundamentam e o definem como um tempo histórico específico. No intuito de cumprir tal finalidade nos aproximaremos do conceito de tempo histórico e de outras contribuições para a teoria e o método da história presentes em Reinhart Koselleck, em sua obra Futuro pasado.* Logo após, inspirados na preocupação de Koselleck com a história dos conceitos, analisamos o significado atribuído ao termo regresso durante o processo de centralização do Estado imperial, verificando qual o significado que alguns políticos do Império faziam da expressão. Como nos diz Koselleck, enfocar a história dos conceitos é uma estratégia do historiador para conhecer o passado, já que os conceitos tradicionais da língua das fontes servem como acesso heurístico para compreender a realidade passada (KOSELLECK, 1993, p. 334).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).