Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


Nota de retratação
Fronteiras: Revista de História, vol. 22, núm. 40, p. 202, 2020
Universidade Federal da Grande Dourados

Nota

Universidade Federal da Grande Dourados 2020

A Fronteiras: Revista de História, está em circulação desde ano de 1997, é um periódico científico de credibilidade na produção do conhecimento, procura dar visibilidade acadêmica às mais diversas áreas de estudos e pesquisas, com ética e transparência. Constitui-se como uma publicação interdisciplinar, possui qualificação no Qualis Periódicos1 na Plataforma Sucupira em 10 áreas distintas, com classificações modestas e também com alto estrato.

No decorrer de sua existência passou por distintas transformações e que fazem parte do modal editorial. Até o ano de 2007 era publicada em versão impressa, entre 2007 e 2011 foi disponibilizada impressa e online, a partir de 2011 passou a ser exclusivamente online. As transformações foram realizadas com o objetivo de atender a um público mais amplo, manifestando respeito, imparcialidade e impessoalidade no decorrer de sua existência.

O Conselho Editorial Adjunto vem por meio desta nota, informar a comunidade científica, acadêmica e a sociedade em geral, pelas quais nutre profundo respeito e admiração, que foi detectado um suposto plágio em um de seus artigos. Posteriormente por meio de verificação e checagem se constatou a existência do plágio em um artigo que consta no Vol. 17, n. 29, Ano, 2015. Em partes do texto que compõe a sessão de Artigos Livres, intitulado “Os conflitos ‘étnicos’ na África”, de autoria de Alfa Omar Diallo. O autor foi comunicado e se pronunciou em Carta de Retratação que segue publicada na Revista.

Após dar ciência e com as justificativas do autor em sua manifestação sobre o assunto, os editores da Revista em conjunto com a Editora realizaram a retratação no artigo, seguindo as recomendações da COPE. A Fronteiras: Revista de História, repudia qualquer atitude do tipo constatado e está procedendo à retratação do ocorrido considerando diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) e na condição de signatária da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa (DORA). Com o objetivo de manter as boas práticas editoriais e a comunicação permanente com o seu público.

No intuito de cumprir com o nosso papel de Editores da Revista, mantendo a transparência, imparcialidade, impessoalidade, e o compromisso ético nas mais variadas etapas de sua existência e processo de editoração, pedimos desculpas e nos colocamos a disposição.

Dourados, MS – 11 de setembro de 2020 - Conselho Editorial Adjunto da Fronteiras: Revista de História

Notas

1 https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf


Buscar:
Ir a la Página
IR
Visor de artículos científicos generados a partir de XML-JATS4R por