A toponímia como signo de representação de uma realidade

Autores

  • Aparecida Negri Isquerdo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Toponímia. Signo. Realidade.

Resumo

Este trabalho analisa topônimos utilizados pelos seringueiros do Estado do Acre para designar os seringais e as colocações _ uma microtoponímia que apresenta particularidades distintas, considerando-se o sistema de trabalho desses profissionais e as singularidades do ambiente físico da região amazônica. Na análise, tomamos como hipótese a tese de que o léxico, por registrar as diferentes fases da vida de uma comunidade, pode funcionar como palavras-testemunhas de uma deriva de valores, de crenças e de expectativas de um grupo sócio-lingüístico-cultural. Desta forma, partindo do princípio de que os atos de nomeação de lugares representam sempre formas de apropriação de uma realidade, este estudo procura demonstrar que os topônimos funcionam como índices do sistema de vida dos seringais e dos processos de povoamento e de colonização ocorridos no Acre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Negri Isquerdo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Lingüística (UNESP/Araraquara) e professora da UFMS (Dourados).

Referências

ALINEI, M. Le due strutture del significato. In ALINEI, M. Lingua e dialetti: struttura, storia e geografia, 13-21. Bologna: Ed. Il Mulino, 1984.

ALINEI, M. The structure of meaning revisited. Quaderni di Semantica. Anno I, no 2. 289-305, 1980.

ALINEI, M. ARC-EN-CIEL - Carte onomasiologique (1.6) et cartes de motivations (I.7-9). Commentaire. In ALINEI, M. et al., Atlas Linguarum Europae (ALE). Volume I - Commentaires, Primier Fascicule, 47-80. Van Gorcum: Assen,1983.

ALINEI, M. Trentacinque definizioni di etimologia, ovvero: il concetto di etimologia revisitato. Quaderni di semantica. Anno XV, no 2. 199-221, 1994.

AUGUSTO, M. C. L. À la recherche du pourquoi du nom. Étude sémantique des dénominations magico-religieuses dans les dialectes romans. Itália: Universiteit Utrecht, 1983. Tese de Doutoramento (xerocopiada).

BENCHIMOL, S. Amazônia: um pouco-antes e além-depois. Manaus-AM: Editora Umberto Calderaro, 1977, p.142-389.

BENCHIMOL, S. O cearense na Amazônia. Inquérito antropogeográfico sobre um tipo de imigrante. Rio de Janeiro: SPVEA _ Coleção Araújo Lima, 1965.

DAUZAT, A. Les noms de lieux. Origine et évolution. 2a ed. Paris: Librairie Delagrave, 1928, p.01-85.

DICK, M. V. de P. do A. Toponímia e antroponímia no Brasil. Coletânea de estudos. São Paulo: Serviço de Artes Gráficas/FFLCH/USP, 1992.

ISQUERDO, A. N. A Toponímia: uma forma de representação da realidade. Estudos Lingüísticos XXIV Anais de Seminário do GEL. 104-110, 1995.

ISQUERDO, A. N. O Fato Lingüístico como recorte da realidade sócio-cultural. Araraquara-SP: UNESP, 1996. Tese de Doutoramento (xerocopiada).

MATORÉ, G. La méthode en lexicologie. Paris: Marcel Didier, 1953.

RANCY, C. M. D. Raízes do Acre (1870-1912). Rio Branco: M.M. PAIM, 1992.

REIS, A.. C. F. O seringal e o seringueiro. Documentário da vida rural, n.o 5. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura/Serviço de Informação Agrícola, 1953.

ROSTAING, C. Les noms de lieux. Paris: Presses Universitaires de France, 1961, p.5-23.

SALAZAR-QUIJADA, A. La toponímia en Venezuela. Caracas: Universidad Central de Venezuela, Faculdad de Ciencias Económicas y Sociales, 1985.

SAPIR, E. Lingüística como ciência. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1961.

TOCANTINS, L. Formação histórica do Acre. Vol I. 3a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL/Conselho Federal de Cultura; Rio Branco: Governo do Estado do Acre, 1979.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

Isquerdo, A. N. (2021). A toponímia como signo de representação de uma realidade. Fronteiras, 1(2), 27–46. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12920