Patrimônios culturais em São José – SC: identidades de quem?

Autores

  • Elison Antonio Paim Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Janaina Amorim da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11493

Palavras-chave:

Patrimônio. Identidades. Afrodescendentes. São José.

Resumo

Pensar sobre o patrimônio e refletir sobre a polissemia que carrega esse conceito, bem como nas escolhas identitárias que perpassam a definição do que deve ser preservado e as relações patrimoniais estabelecidas, considerando como ponto de partida a cidade de São José, na Grande Florianópolis, nos faz repensar sobre os sujeitos que habitam esse território e como são enquadrados na construção desses pertencimentos. Nossa proposta provocativa acerca dos patrimônios é um convite a ampliar o olhar, reconhecendo as relações de poder presentes no entrecruzar sobre as identidades e o patrimônio, assumindo caráter multifacetário das cidades e seus sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, realiza Pós-doutorado no Programa de Ensino de História da África pelo Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla - Angola. Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Janaina Amorim da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência no ensino de História, atuando como professora do Ensino Fundamental de História na Prefeitura Municipal de São José e com formação de professoras.

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Paim, E. A., & Silva, J. A. da. (2019). Patrimônios culturais em São José – SC: identidades de quem?. Fronteiras, 21(38), 182–197. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11493

Edição

Seção

DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS