Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História

Autores

  • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0002-3183-4740
  • Joana Carolina Schossler Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Aline Vieira Carvalho Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11485

Palavras-chave:

Educação Patrimonial. História Pública. Ensino de História. Teoria de História.

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre as concepções da Educação Patrimonial e seu entrelaçamento com a História Pública nas proposições para o ensino de história no tempo presente. As concepções teórico-metodológicas de ensinar com o uso da Educação Patrimonial contribuem com as construções de identidades, de narrativas e de formação da consciência histórica, baseando-se nas concepções da educação histórica. E a perspectiva da História Pública que redimensiona o ensino em diferentes espaços educativos, aprofundando as utilizações de fonte e conceitos históricos. A problematização da história pública propõe a ampliação das ações históricas, com engajamento e utilização das fontes em diferentes espaços de produção do conhecimento histórico. Desde a análise dos meios e tipos de produção audiovisual em museus, internet, visitas guiadas pelas cidades, fundamentando o senso crítico e político no tempo presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na UFMS/CPTL e no ProfHistória da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Joana Carolina Schossler, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio sanduíche na Universitè Paul Valéry - Montpellier III, França (2014-2015). Pós-doutoranda na Unicamp.

Aline Vieira Carvalho, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (NEPAM/IFCH/Unicamp), em História (IFCH/Unicamp) e no Mestrado Profissionalizante em História (ProfHistória/IFCH/Unicamp). Doutora pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam/ IFCH/Unicamp).

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Zarbato, J. A. M., Schossler, J. C., & Carvalho, A. V. (2019). Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História. Fronteiras, 21(38), 55–70. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11485

Edição

Seção

DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS