Comidas e cozinha na cultura sertaneja: passado e presente no interior da Bahia

Autores

  • Raimundo Pinheiro Venâncio Filho Faculdade do Sertão Baiano (FASB)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11482

Palavras-chave:

Sertão baiano. Secas. Comidas.

Resumo

O presente artigo busca analisar as comidas e cozinha sertaneja da Bahia condicionadas as condições climáticas ao longo do tempo. O estudo revela os valores do sertão baiano, mostrando as particularidades culturais e o que é produzido regionalmente, como os ingredientes da culinária, que fazem parte dos princípios de participação comunitária e sustentabilidade dos municípios. A relação da culinária do sertão e sua adaptação às condições climáticas evidenciou a importância de se mostrar como os sertanejos, - apesar das condições climáticas adversas, a falta de água e a impossibilidade de produção agropecuária ampla e contínua -, indicam estratégias de sobrevivência em condições adversas, ao tempo em que se apontam pratos exóticos e de sabor realçado, ao gosto sertanejo, onde a forma de se alimentar associada às condições climáticas, podem permitir, também, através da comida, marcar a sua identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Pinheiro Venâncio Filho, Faculdade do Sertão Baiano (FASB)

Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, pela Universidade Federal da Bahia. Docente na Faculdade do Sertão Baiano. Pesquisador na Universidade Católica de Salvador e Coordenador do Projeto Educação Patrimonial Conhecendo o Meu Lugar, pelo CNPq. E-mail: raigeografia@hotmail.com.

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Venâncio Filho, R. P. (2019). Comidas e cozinha na cultura sertaneja: passado e presente no interior da Bahia. Fronteiras, 21(38), 223–238. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11482