Memórias de jogadores do futebol brasileiro - Garrincha e Pelé
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8649Palavras-chave:
Memória. Biografia. Autobiografia. Garrincha. Pelé.Resumo
Este artigo visa a contribuir para o debate sobre a presença temática do futebol em obras de cunho memorialístico. Para isso, enfocará a produção biográfica e autobiográfica em torno de duas figuras de destaque do futebol brasileiro, que marcaram época no cenário desportivo nacional e mundial, e que contribuíram para a construção do mito do “país do futebol”, um mito cambiante e em permanente transformação: Garrincha e Pelé. Serão analisadas as obras Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha (1995), de Ruy Castro, e Pelé, a autobiografia (2008), de Edson Arantes do Nascimento. Para o desenvolvimento deste estudo, foi fundamental o trabalho com literatura subsidiária que possibilitou a fundamentação teórica adequada, sobretudo em torno dos gêneros “biografia” e “autobiografia”.Downloads
Referências
CASTRO, Ruy. Agradecimentos. In: CASTRO, Ruy. Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 489-493.
CASTRO, Ruy. Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. Trad. Gilson César Cardoso de Souza, São Paulo: Edusp, 2009.
KFOURI, Andre; COELHO, Paulo V. Garrincha. In: KFOURI, Andre; COELHO, Paulo V. Os 100 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos. Rio de Janeiro: ESPN/Pocket Ouro, 2010, p. 137-139.
KFOURI, Andre; COELHO, Paulo V. Pelé. In: KFOURI, Andre; COELHO, Paulo V. Os 100 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos. Rio de Janeiro: ESPN/Pocket Ouro, 2010, p. 17-19.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
NASCIMENTO, Edson Arantes do. Pelé, a autobiografia. red. Orlando Duarte e Alex Bellos, trad. Henrique Amat Rêgo Monteiro, Rio de Janeiro: Sextante, 2006. (título original: My Autobiography; 2006)
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 2-15, 1989.
RODRIGUES, Nelson. A pátria em chuteiras: novas crônicas de futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
RUBIO, Katia. A experiência da pesquisa ‘Memórias olímpicas por atletas olímpicos brasileiros’. Acervo. Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 93-105, jul./dez. 2014. Disponível online em: file:///C:/Users/Elcio%20Cornelsen/Downloads/442-460-1-PB.pdf; acesso em: 26 jul. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.