A vigilância do DOPS-SP: vigia-se tudo e todos
Palavras-chave:
DOPS-SP. Vigilância e repressão. Serviço Secreto.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a prática de vigilância do Serviço Secreto do DOPS-SP durante a década de 1950. A vigilância do Serviço Secreto recai sobre os mais variados personagens da esfera civil e militar. Qualquer tentativa de engajamento político partidário, movimentos reivindicatórios de massa que tivesse alguma posição considerada contrária ao estabelecido pelas autoridades governamentais colocava seus participantes ou agremiações sob suspeita total. Desta maneira o monopólio de dominação sentindo-se ameaçado desencadeia uma perseguição sem precedentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.