Breves considerações acerca dos quilombos, suas roças e seus conflitos na Província de Mato Grosso (1839-1878)
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v11i21.6225Palavras-chave:
Quilombos. Roças. Resistência.Resumo
Este trabalho preza pela interpretação dos quilombos para além de lugares de resistência negra, indígena e de fugitivos da lei. Temos a intenção de apresentar os sujeitos operantes desse local como protagonistas de suas próprias histórias em que por meio de plantações, pequenos roçados e roças, rotas de solidariedade e assaltos a vilas, proporcionavam o florescimento de uma vida nestes espaços e se faziam serem temidos pelos condutores da “ordem” por conta de sua autossuficiência ou mesmo pela busca por ela. Assim, nossas breves reflexões, estão pautadas na leitura de alguns documentos possibilitadores de tais interpretações, além dos referenciais teóricos que nos tangenciaram nesses olhares sobre as fontes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.