Academia dos católicos: patronos e primeiros acadêmicos da academia Norte-Rio-Grandense de Letras (1936-1938)
Palavras-chave:
Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Igreja Católica. Prosopografia.Resumo
O artigo analisa o papel do pensamento católico na formação da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANL), criada em 14 de novembro de 1936. O texto evidencia nesse processo as ações de Luís da Câmara Cascudo (intelectual católico com fortes vínculos com poder político e com a imprensa) e do Cônego Luiz Gonzaga do Monte (expressão do ideário Católico em Natal). Na investigação foi construída uma prosopografia dos homens que estavam vinculados à entidade no momento de sua criação. A pesquisa avaliou o perfil dos organizadores, a escolha dos patronos das primeiras cadeiras e os pontos comuns e divergentes entre os primeiros acadêmicos. Do ponto de vista empírico, a pesquisa utiliza como fontes A Ordem (jornal católico) e A República, órgão do governo potiguar. Teoricamente, o texto se vale dos estudos de Imíscoz e faz uso do método onomástico, conforme proposto por Ginzburg, para compreender as redes sociais presentes no seio da ANL. Essa pesquisa chega à conclusão que os interesses católicos definiram o formato da ANL, sendo essenciais na escolha dos pressupostos fundantes, dos patronos das cadeiras e dos seus primeiros ocupantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.