Não é feitiçaria! É tecnologia! Africanos e descendentes na mineração do Mato Grosso setecentista
Palavras-chave:
História. Brasil Colônia. Escravidão. Mineração. Tecnologia.Resumo
Este artigo pretende participar da discussão sobre o lugar de africanos e descentes na História do Brasil através de uma incursão no processo de mineração ocorrido no Mato Grosso do século XVIII. Corroborar na tese de que mais que mãos de obra braçais os conhecimentos africanos participaram no processo de construção do Brasil através de suas tecnologias. Contribuir na percepção do papel desses atores sociais como sujeitos históricos que tiveram uma atuação bem mais efetiva da que lhes é atribuída. Para tal foi realizada uma análise documental produzida no, ou para, o Mato Grosso em diálogo com outras fontes escritas produzidas sobre contribuições africanas para o continente americano.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.