Informação e memória – as relações na pesquisa
Palavras-chave:
Informação. Memória. Cultura Material.Resumo
A relação entre informação e memória tem sido temática de pesquisa em diversos grupo e disciplinas no país. O aumento e desenvolvimento das pesquisas são inerentes, diretamente ou indiretamente, ao processo de globalização. Dentro do universo de estudo que estão sendo levados a cabo, na realidade observada no nordeste brasileiro optou-se por discutir a relação entre informação e memória sob o prisma da questão do patrimônio cultural, quer de natureza material, quer imaterial, de modo sincrônico ou diacrônico.Assim, foi constituído um grupo de pesquisa no Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional, da UFPB,. Dentro desse grupo foi construída uma linha de pesquisa denominada de “Informação e Memória”, de modo multidisciplinar e multi-institucional, abrigando pesquisadores das áreas de arqueologia, história, museologia e biblioteconomia, de universidades do nordeste e sudeste. A sua consolidação parte dos pressupostos da Ciência da Informação, Arqueologia, História, antropologia e as teorias da representação e semiótica, adotando como suporte os elementos da cultura material como forma de aproximação da cotidianidade através da recuperação informacional dos seus atributos constitutivos. As temáticas estão centradas na questão do patrimônio cultural, primeiramente a cultura material, como forma de reconstruir e agrupar as referências de memórias coletivas para a formação e consolidação de identidade, representadas nos vestígios de documentos e monumentos oriundos da cultura material. E essas abordagens estão centradas na questão da produção, tratamento, organização e disseminação da informação patrimonial com vistas a consolidar processos de criação e solidificação da cidadania.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.