“Duas no pé e uma na bunda”: da participação terena na guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança à luta pela ampliação dos limites da Terra Indígena Buriti
Palavras-chave:
Guerra do Paraguai. História Indígena. Terena. Territorialização.Resumo
Neste artigo os autores analisam a participação dos índios Terena na guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (1864-1870), suas conseqüências no processo de desterritorialização e reterritorialização do grupo e suas significações no contexto do movimento pela ampliação dos limites da Terra Indígena Buriti, localizada em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, em Mato Grosso do Sul. As pesquisas realizadas fizeram parte de uma perícia judicial de natureza antropológica, arqueológica e histórica. Os autores concluíram que após a guerra e com o advento da República (1889), o governo central transferiu terras indígenas não tituladas para o Estado de Mato Grosso. Este, por sua vez, apoderando-se delas e desconsiderando a legislação em vigor, declarou-as como terras devolutas para depois as repassar a terceiros, os quais promoveram esbulho contra comunidades indígenas com o apoio de agentes do governo. Ao analisar essa situação, uma liderança de 85 anos argumentou que os Terena receberam do Governo Imperial apenas três botinas por lutarem ao lado do exército brasileiro contra as tropas paraguaias: "Duas no pé e uma na bunda".Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.