Espaços de assombração: uma microanálise do imaginário rural em narrativas de Limoeiro do Norte(CE)
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.15669Palavras-chave:
Microanálise. História Rural. Representações. Medo.Resumo
O estudo objetiva realizar uma microanálise dos espaços de assombração. Partindo-se de uma perspectiva micro-histórica, de uma variação na escala de análise e de uma descrição densa, percorro uma trajetória repleta de assombros, espaços, lugares e medos. Nesses, os sujeitos, habitantes de uma zona rural em Limoeiro do Norte, Ceará, contam narrativas em que eles ou outros interagem com assombrações. O percurso analítico é desenvolvido através das ações de cada sujeito, configurando e reconfigurando os aspectos interativos com assombrações e dos elementos que estão circunscritos no espaço e que preenchem o lugar praticado pelos sujeitos. Também destacamos a formação de uma paisagem, percebida através de uma ampliação na escala de análise, que se forma através da percepção e experiência praticada pelos sujeitos com o ambiente a sua volta. Dessa relação percebeu-se uma conjunção de representações dos assombros, dos espaços e dos lugares que juntos formaram um imaginário dos espaços de assombração.
Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, SP: Papirus, 1994.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.
CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da sociedade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano: artes de fazer. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p.173-191, 1991.
DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia de bolso, 2009.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução a arquetipologia geral. 4. ed. São Paulo: Editora WFM Martins Fontes, 2012.
FERREIRA, Maria Júlia. A Representação da Paisagem: contributos para a semiótica do espaço geográfico. Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, v. 8, n. 10, p. 185-200, 1997.
FREITAS, Maurilo. História Política de Limoeiro do Norte. 2009. Capítulo VI - A ADMINISTRAÇÃO DE SABINO ROBERTO. Disponível em: https://maurilofreitas.blogspot.com/2009/03/capitulo-vi-administracao-de-sabino.html. Acesso em: 28 abr. 2021.
FREYRE, Gilberto. Assombrações do Recife velho. Rio de Janeiro: Record, 1987.
GADELHA, Ercílio Henrique de Lima. Conciliação como estratégia política: eleições majoritárias no município de Limoeiro do Norte-CE (1988-2016). In: Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil, 30º, 2019, Recife. Anais, Recife: Associação Nacional de História – ANPUH, 2019. P. 1-16. Disponível em: 1564786748_ARQUIVO_Artigo-Conciliacao-Henrique.pdf (anpuh.org). Acesso em: 28 de abr. de 2021.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 323 p.
GINZBURG, Carlo. Os andarilhos do bem: feitiçarias e cultos agrários nos séculos XVI e XVII. Editora Companhia das Letras, 1988.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: Estudos sobre História. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2014.
LEVI, Giovanne. Sobre a micro-história. In: BURKE, Peter (org.). A Escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Em busca de uma Outra História: imaginando o imaginário. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 29, n. 15, p. 9-27, 1995.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
REVEL, Jaques. Microanálise e construção social. In: REVEL, Jaques (org.). Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SCHMITT, Jean-Claude. Os vivos e os mortos na sociedade medieval. São Paulo: Companhia da Letras, 1999.
SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
THOMAS, Keith. Religião e o declínio da magia. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: A perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
TUAN, Yi-fu. Paisagens do medo. São Paulo: UNESP, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica História em Reflexão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.