As reformas políticas e econômicas neoliberais no Brasil nas décadas de 1980 e 1990
Palavras-chave:
Neoliberalismo. Brasil. Desigualdades Sociais.Resumo
Este artigo aborda as reformas políticas e econômicas neoliberais no contexto das décadas de 1980 e 1990, ao levar em consideração a descrição de alguns de seus aspectos característicos para o Brasil. Além da introdução que apresenta o tema e os objetivos do trabalho, o texto conta com mais três partes. Na primeira, discute-se como o cenário brasileiro, dirigido pelo regime militar, foi estruturado para que as reformas políticas e econômicas neoliberais pudessem ser instauradas sob a aceitação de sua maioria populacional, diante do crescimento econômico e a má distribuição da riqueza produzida. Na segunda, analisam-se as reformas políticas e econômicas neoliberais no Brasil na década de 1990, promulgadas pelos ditames de organismos internacionais como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e ancoradas pelos acordos firmados através Consenso de Washington em 1989, cujos resultados continuaram a gerar os mecanismos impostos pela dependência política, econômica, social e cultural dos países desenvolvidos e suas grandes instituições multilaterais de crédito. Um último tópico tece considerações finais e reforça o argumento de que o neoliberalismo consistiu numa nova forma de imperialismo imposto pelos países desenvolvidos, principais beneficiados com as reformas, ao enfatizar o caráter que as mesmas assumiram para o caso brasileiro.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.