Das Tensões Entre História e Sociologia na Primeira Metade do Século XX e suas Relações com o Texto de A Arqueologia do Saber
DOI:
https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.10878Palavras-chave:
História. Sociologia. A Arqueologia do SaberResumo
A despeito da clara indicação que A Arqueologia do Saber faz de seu compromisso com o trabalho de análise histórica, os discursivistas de hoje continuam se perguntando o que essa obra tem a lhes dizer sobre o discurso, enquanto deixam na sombra relações fundamentais que serviram de impulso ao seu desenvolvimento. Para examiná-las, retomamos neste artigo algumas polemizações entre história e sociologia que, no início do século XX, convocaram a história a uma revisão de seus procedimentos, a fim de que pudesse se aproximar do que se pretendia à época como “ciência social positiva”. Nessa direção, analisamos as relações de intertextualidade existentes entre a obra de Foucault e alguns textos de importância fundacional para a historiografia francesa do século XX.
Downloads
Referências
BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a História. São Paulo: Perspectiva, 1978.
CANGUILHEM, Georges. Estudos de história e de filosofia das ciências: concernentes aos vivos e à vida. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
DURKHEIM, Émile et al. “Débat sur l’explication en histoire et en sociologie”. Disponível em: <http://classiques.uqac.ca/classiques/Durkheim_emile/textes_1/textes_1_09/histoire_socio.html>. Acesso em: 20 nov. 2019.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos & duelos. 2a ed. São Carlos: Editora Claraluz, 2006.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual. 2a ed. São Paulo: Contexto, 2017.
LECOURT, Dominique. A arqueologia e o saber. In: O homem e o discurso: a arqueologia de michel foucault. 2a ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Curitiba: Criar, 2006. Resenha de: DEUSDARÁ, Bruno & RODRIGUES, Isabel Cristina. Percursos da enunciação em análise do discurso. Matraga, v. 14, n. 20, 198-202, 2007.
SIMIAND, François. Método histórico y ciencia social (Presentación y traducción de Antonio F. Vallejos). Empiria. Revista de metodología de ciencias sociales, v. 0, n. 6, p. 163-202, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica História em Reflexão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.