O uso de polígonos de amostragem em classificações supervisionadas de imagens de satélite

Autores

  • Paulo Roberto Fitz UFGD
  • Jeferson Cordeiro Vieira UFGD
  • Mirlla Casimiro Soares UFGD

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v10i19.9595

Palavras-chave:

Sensoriamento remoto. Classificação supervisionada. Áreas de treinamento. Polígonos de amostragem. Cluster de polígonos.

Resumo

A dinâmica existente no território sempre ocupou destaque em pesquisas geográficas e, mais precisamente, ambientais. Diferentes métodos e técnicas podem ser utilizados para a realização destes estudos e, entre eles, pode-se destacar a aplicação das técnicas do sensoriamento remoto com o uso de imagens de satélites orbitais. Logo, este estudo buscou, a partir da classificação supervisionada de imagens do satélite Landsat com o uso de áreas de treinamento, ou clusters de polígonos, analisar os dados obtidos através da relação entre as dimensões das áreas classificadas com o incremento de polígonos de amostragem. Foram realizadas experimentações com três classes para os anos de 1985 e de 2018, a saber, corpos d’água, áreas antropizadas e cobertura vegetal “original”. As simulações realizadas confirmaram a hipótese apresentada, ou seja, a de que haveria uma tendência de estabilização nos dados de acordo com o incremento de áreas de treinamento. Como recomendação para futuras classificações, sugere-se a adoção de, pelo menos, cinquenta polígonos amostrais por classe, que configurem, da melhor forma possível, a região a ser classificada uma vez que tais áreas de treinamento deverão abarcar todas as características relativas às classes a serem adotadas.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Fitz, UFGD

Professor visitante PPGG - FCH

Jeferson Cordeiro Vieira, UFGD

Acadêmico do Curso de Geografia

Mirlla Casimiro Soares, UFGD

Acadêmica do Curso de Geografia

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Publicado

2019-07-30

Como Citar

Fitz, P. R., Vieira, J. C., & Soares, M. C. (2019). O uso de polígonos de amostragem em classificações supervisionadas de imagens de satélite. ENTRE-LUGAR, 10(19), 319–341. https://doi.org/10.30612/el.v10i19.9595

Edição

Seção

Artigos