Comércio exterior de Mato Grosso do Sul – fragilidades do processo de integração com o Mercosul
Palavras-chave:
Comércio exterior. MERCOSUL. Fronteira. Mato Grosso do Sul. Integração Comercial.Resumo
Este trabalho busca realizar um breve relato acerca do processo de integração do Brasil com o Mercosul. A análise principal aborda o comércio exterior de Mato Grosso do Sul e sua integração comercial com os países formadores do MERCOSUL e Bolívia, país associado ao bloco em fevereiro de 1997. Com a criação do MERCOSUL, em 1991, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai criavam-se a expectativa de que Mato Grosso do Sul, por estar localizado em espaço de fronteira com Paraguai e, próximo geograficamente da Argentina, possuiria vantagens comparativas que o favoreceriam em trocas comerciais com os referidos países. Partindo desta temática faz parte da análise desta pesquisa o processo de integração envolvendo municípios do estado de Mato Grosso do Sul que realizam integração comercial com os países do MERCOSUL e Bolívia. Objetivamos assim analisar se o fator localização e distancia influencia para uma maior integração econômica e comercial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-22
Como Citar
Mendonça, V. M. (2015). Comércio exterior de Mato Grosso do Sul – fragilidades do processo de integração com o Mercosul. ENTRE-LUGAR, 6(12), 10–27. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/914
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).