Satisfação dos hóspedes de um hotel da microrregião de Canarana (MT)
DOI:
https://doi.org/10.30612/el.v9i18.8906Palavras-chave:
Hotelaria. Serviços. Qualidade. Microrregião. Canarana.Resumo
A hospedagem é considerada um dos serviços elementares para a composição dos produtos turísticos, e não diferente de outras atividades mercantis, as empresas que ofertam tais serviços carecem da satisfação de seus clientes para o êxito de seus negócios. Para isso, necessitam de estratégias competitivas, dentre as quais: atender com qualidade aqueles que os procuram, assim como compreender seus desejos e necessidades. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade percebida pelos hóspedes de um hotel localizado na microrregião de Canarana (MT), por meio da aplicação do método Servqual. Em linhas gerais, os resultados obtidos revelaram que o hotel alcançou média satisfatória no tocante às dimensões abordadas, indicando que seus serviços são ofertados com considerável qualidade.Downloads
Referências
ALDRIGUI, M. Meios de hospedagem. São Paulo: Aleph, 2007.
BARATA, M.C.; BORGES, M.M. Técnicas de recepção. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1998.
BRANCO, G. M.; RIBEIRO, J. L. D.; TINOCO, M. A. C. Determinantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços de hotelaria. Produção. Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 567-588, 2010.
BRASIL. Ministério do Turismo. Plano Nacional do Turismo: 2018/2022. Brasília, 2018. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/2015-03-09-13-54-27.html > Acesso em: 13 abr. 2018.
CADOTTE, E. R.; TURGEON, N. Key factors in guest satisfaction. Cornell Hotel and Restaurant Administration Quarterly, p. 44-51, 1988.
CAMPOS, L.C.A.M.; GONÇALVES, M.H.B. Introdução ao turismo e hotelaria. Rio de Janeiro: SENAC, 2005.
CAMPOS, V.F. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). Rio de Janeiro: Bloch, 1992.
CASTELLI, G. Administração hoteleira. Caxias do Sul: EDUCS, 2007.
classificacao-de-meios-de-hospedagem-sbclass.html> Acesso em: 07. set. 2018.
CORRÊA, C.; HANSEN, D.R. Qualidade de serviços em restaurantes de São Paulo premiados pelo TripAdvisor: análise do conteúdo gerado pelo usuário. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. 11, n. 2, p. 271-290, dez. 2014.
COSTA, E. A. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DEAMBRO, E.; et al. Um perfil socioeconômico da região de influência da BR 158 (MT). Revista Enciclopedia Biosfera, Goiânia, v.13, n.23; p. 1593-1607. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2016a/ciencias%20sociais/um%20perfil.pdf. Acesso: 07. set. 2018.
DENTON, D.K. Qualidade em serviços: o atendimento ao cliente como fator de vantagem competitiva. São Paulo: Makron Books, 1990.
DUARTE, V.V. Administração de sistemas hoteleiros: conceitos básicos. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2003.
FELTRACO, J.; SOARES L.; GOMES, W.; LIZOTE, S.; VERDINELLI, M.; LANA, J.
Análise da adoção de normas para a qualidade ISO 9001: um estudo de caso com base no ciclo PDCA na visão dos envolvidos no processo. Florianópolis, SC. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia. v. 2, n. 1, p. 43-56, jan./jun. 2012.
FERREIRA, J. C. V. Mato Grosso e seus municípios. Cuiabá: Secretaria de Estado de Cultura, 2001.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt. Acesso: 07. set. 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Sistemas de Contas Nacionais 2002–2006. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/contasnacionais/referencia2000/2002_2006/sicona2002_2006.pdf>. Acesso em: 19 de março. 2018.
KARASSAWA, N. S. A qualidade da logística no turismo: um estudo introdutório. São Paulo: Aleph, 2003.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LADHARI, R. A review of twenty years of SERVQUAL research. International Journal of Quality and Service Sciences, v. 1, n. 2, p. 172-198, 2009.
LIMA, B.S; MEIRA, C.M; GARCIA, R.M.P. Perfil do estudante do curso de turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina. In: Semana Paranaense de Turismo, 10., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: SPT, 2017, p.1 a 15.
LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LITVIN, S. W.; GOLDSMITH, R. E.; PAN, B. Electronic word-of-mouth in hospitality and tourism management. Tourism Management, v. 29, n. 3, p. 458-468, 2008.
MEIRELLES, D. S. O Conceito de serviço. Revista de Economia Política, v. 26, n. 1, p. 119-136, 2006.
MEDLIK, S.; INGRAN. H. Introdução à hotelaria: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
MONDO, T. S. TOURQUAL: proposta de um modelo de avaliação da qualidade de serviços em atrativos turísticos. 442f. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal Faculdade de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
NEVES, A. R. Qualidade no atendimento: a chave para o seu sucesso pessoal e empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
NOVA XAVANTINA. História de Nova Xavantina. Nova Xavantina, 2017. Disponível em: <http://www.novaxavantinamt.com.br/pagina/id/2/?historia-do-municipio.html>. Acesso em: 09 set. 2017.
OAKLAND, J. S. Gerenciamento da qualidade total. São Paulo: Nobel, 1994.
OBSERVATÓRIO DO TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Perfil dos hóspedes em meios de hospedagem paulistanos: primeiro semestre 2012. São Paulo Turismo, 2012. Disponível em: <http://www.observatoriodoturismo.com.br/pdf/PESQUISA_HOTEIS_2012_1_FINAL.pdf>. Acesso em: 03 maio 2018.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.A.; BERRY, L.L. The behavioral consequences of service quality. The Journal of Marketing, v. 60, n. 2, p. 31-46, 1996.
PARASURAMAN, A; ZEITHAMAL, V.A; BERRY, L.L. A conceptual model of service quality and its implications for future research, Journal of Marketing, v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985.
PETROCCHI, M. Hotelaria: planejamento e gestão. 3. ed. São Paulo: Futura, 2002.
PIMENTA, M.A. Gestão de pessoas em turismo: sustentabilidade, qualidade e comunicação. Campinas: Alínea, 2004.
QUIROGA, R.M.; MONDO, T.S.; CASTRO JÚNIOR, D.F.L.C. Reputação online como instrumento para melhoria de serviços: um estudo na hotelaria de Garopaba e Imbituba – Santa Catarina. Revista de Turismo Contemporâneo, Natal, v. 2, n. 1, p. 95-112, 2014. Disponível em:<http://www.periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/5476/445>. Acesso em 25 junho 2017.
SILVA, R. M. Hotel Fazenda Encantos do Roncador em Nova Xavantina- MT: um estudo diagnóstico do turismo. 58f. Monografia (Graduação em Turismo) - Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT- Campus de Nova Xavantina, 2013.
SILVA, R.O. Teorias da administração. São Paulo: Thomson Learning, 2005.
TEIXEIRA, E.L. Gestão da qualidade em destinos turísticos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
VIEIRA, E. V. Qualidade em serviços hoteleiros: a satisfação do cliente é função de todos. Caxias do Sul: Educs, 2004.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).