Territorialidades do povo Manchineri na cidade de Rio Branco (AC)
Palavras-chave:
Povo Manchineri. Cidade. Territorialidades.Resumo
O presente estudo objetivou discutir as territorialidades do povo Manchineri que vivem em área urbana, destacando o sentido de territorialidade urbana e seus modos de vida na cidade. Por territorialidades entendemos como a síntese das relações sociais que dão corpo e conferem função ao território. Numa abordagem inicial, pode-se dizer que as territorialidades são a “razão de ser” dos territórios, conferindo-lhe existência, seja material ou imaterial. Do ponto de vista metodológico utilizamos a etnografia “experimental”, procuramos desenvolver em determinados lugares a “observação participante”, num movimento que variou de observador e de participante nas relações construídas e dependendo do tipo de interação construída com o povo sujeito. Para isso a pesquisa foi realizada em duas fases. A primeira fase foi realizada a pesquisa bibliográfica e histórica. E a segunda, nos dedicamos as entrevistas com lideranças Manchineri e com algumas famílias que vivem na cidade de Rio Branco/AC. Os Manchineri vivem em Terras Indígenas do estado do Acre, e nos departamentos de Pando e Madre de Dios. Vivem em algumas cidades, como Rio Branco e Brasília.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-06-02
Como Citar
Manchinery, A. S. da S. (2015). Territorialidades do povo Manchineri na cidade de Rio Branco (AC). ENTRE-LUGAR, 6(11), 116–132. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5156
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).