Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”
Palavras-chave:
Pedagogia do desastre. Geografia. Pensamento. Modelo arbóreo. Tradição filosófico-científica.Resumo
Nosso ensaio não discute os problemas pedagógicos decorrentes da já reconhecida infraestrutura pobre e inadequada de nossas instituições de ensino básico. Analisamos a problemática pedagógica a partir da dimensão do pensamento, isto é, da tradição do pensar filosófico e científico que sustenta as práticas educacionais, particularmente no campo do ensino de Geografia. A pedagogia do desastre, hegemonicamente praticada, é caracterizada por tentar fazer dos estudantes cópias de um modelo ideal, pois institui em seus processos um dever-ser. Baseando-nos, sobretudo, no pensamento filosófico de Deleuze e Guatarri, com pitadas nietzscheanas, procuramos evidenciar que são possíveis outras pedagogias e outras formas de ensinar Geografia a partir, sobretudo, do exercício da liberdade do pensar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-09-09
Como Citar
Gobbo, B. A. (2013). Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”. ENTRE-LUGAR, 4(7), 87–104. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).