A ação antrópica sobre os solos nos diferentes biomas brasileiros – terras indígenas e solos urbanos
Palavras-chave:
Antropossolo. Pedogênese. Terra Preta de Índios.Resumo
O solo é resultante da interação de fatores e processos que são responsáveis pelas características particulares de cada tipo de solo. O homem há milênios pode ser destacado como um dos “fatores” de formação dos solos. No Brasil, nos diferentes biomas, há exemplos dessa ação, sejam ações milenares como a “Terra Preta de Índios” na Amazônia ou a ação sobre os solos nas áreas urbanas brasileiras em períodos mais recentes. Como agente formador de solos, mas principalmente como agente que o degrada, o homem assume a cada dia maior importância como agente pedogenético, levando à proposta de criação, em diferentes sistemas de classificação, da ordem dos Antropossolos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-21
Como Citar
Ladeira, F. S. B. (2012). A ação antrópica sobre os solos nos diferentes biomas brasileiros – terras indígenas e solos urbanos. ENTRE-LUGAR, 3(6), 127–139. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2450
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).