A educação ambiental no ecoturismo: a percepção dos visitantes do Jardim Botânico Inhotim em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18384

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ecoturismo, Jardim Botânico Inhotim, Brumadinho

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o uso turístico do Jardim Botânico do Inhotim (JBI) e suas potencialidades para a sensibilização ambiental. Para tanto, utilizou-se como metodologia: revisão bibliográfica e análise de dados coletados em trabalho/exercício de campo realizado no mês de novembro de 2022, com a aplicação de questionários aos seus visitantes. Considera-se que, o JBI é um espaço poderoso e impactante para a ocorrência de uma EA prazerosa/relevante, pois dispõe de uma gama de possibilidades (advindas da integração de um amplo acervo artístico e botânico) para a interpretação e sensibilização ambiental. Contudo, o desdobrar das visitas em imersões esporádicas e não dirigidas/mediadas pode afetar o potencial de sensibilização do visitante.

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Biografia do Autor

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Aprovada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (2022). Graduada em Geografia - licenciatura pela Unimontes (2018-2022). Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica - RP/UNIMONTES (2020-2022). Foi bolsista voluntária de Iniciação Científica no Laboratório de Geografia Econômica (2021-2022).

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutor e Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar. Especialista em Fundamentos e Organização Curricular. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia. MBA em Gestão Pública. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Têm experiências nas áreas: Geografia Escolar, Formação de Professores e Geografia Cultural. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor de periódicos da Faculdade Prisma. Foi Coordenador-Geral da Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. É Professor efetivo da UNIMONTES (Geociências) e do Programa de Pós-Graduação, nível mestrado, em Geografia. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionalizadas na UFMG e na UNIMONTES, desenvolvendo trabalhos nos sub-ramos/áreas da geografia anteriormente mencionados com apoio da CAPES e da FAPEMIG. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Geografia, Identidades Docentes e Práxis Educacionais - LEGIDEPE, vinculado do diretório do CNPq. Ex-coordenador do Programa de Extensão Biotemas. Membro do Cursinho Popular Darcy Ribeiro. Atuante nas atividades da UAB Unimontes. Professor Orientador do Programa Residência Pedagógica em Geografia (PRP). Membro de conselho editorial e científico de vários periódicos. Docente de Geografia com ampla experiência na educação básica (pública e privada), em cursos pré-vestibulares e técnicos.

Carlos Alexandre de Bortolo, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Professor efetivo no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenador didático do curso de Geografia ofertado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB - no CEAD - Centro de Educação a distância locado no campus sede da Unimontes e demais polos. Coordenador Adjunto do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO UNIMONTES, Biênio 2024-2025. Esteve como Pró-Reitor Adjunto de Pós Graduação da Universidade Estadual de Montes Claros entre 2019 à 2023 e também, Chefe do Departamento de Geociências na mesma universidade entre Fevereiro de 2018 a Março de 2019. É Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi bolsista Capes nível de Doutorado fazendo parte do Grupo de pesquisa Espaços Metropolitanos. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Dinâmica Espaço Ambiental da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL). Graduado no curso de Licenciatura (2008) e bacharelado (2011) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na Faculdade de Ciências e Tecnologia -UNESP, Campus de Presidente Prudente -SP. 

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Rodrigues Rocha, V. T., de Carvalho Alves, R., & Alexandre de Bortolo, C. (2024). A educação ambiental no ecoturismo: a percepção dos visitantes do Jardim Botânico Inhotim em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil. ENTRE-LUGAR, 16(31), 232–260. https://doi.org/10.30612/rel.v16i31.18384

Edição

Seção

Artigos