Difusão do agronegócio e as dinâmicas territoriais no cerrado, Vale do Javaés - Tocantins
Palavras-chave:
Território. Agronegócio. Cerrado. Vale do Javaé.Resumo
O monocultivo de exportação, conhecido como agribusiness, ou o agronegócio, é voltado exclusivamente para a produção de mercadorias constituindo o modo de produção da agricultura capitalista. Assim principal objetivo deste artigo, é apresentar os elementos que influenciam na dinâmica que o agronegócio, embora não seja o único vetor, vem promovendo nas áreas de cerrado, especificamente no Vale do Javaés – Tocantins nas cidades de Lagoa da Confusão, Pium, Cristalândia e Formoso do Araguaia. Interessa-nos compreender como o agronegócio se estabelece no território e a partir daí como se apresentam e se organizam as dinâmicas territoriais no território pesquisado. Destacamos também os impactos socioespaciais resultantes desse processo, pois o mesmo provoca um processo de destruição do Cerrado pelo agronegócio e afeta toda a sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-22
Como Citar
Bispo, M. O., & Oliveira, S. de F. (2015). Difusão do agronegócio e as dinâmicas territoriais no cerrado, Vale do Javaés - Tocantins. ENTRE-LUGAR, 6(12), 28–40. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1044
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).