A GEOGRAFIA FÍSICA NO BRASIL: UM PANORAMA QUANTITATIVO A PARTIR DE PERIÓDICOS NACIONAIS (1928-2006)
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2008.0404.0003Resumo
A geografia física é um campo (cf. Bourdieu, 1992) temático que procura problematizar a natureza e sua relação com a sociedade pelo viés da Ciência Geográfica. O objetivo deste trabalho foi o de realizar um estudo sobre a produção da geografia física no Brasil a partir de artigos publicados em periódicos nacionais, correlacionando esta produção às transformações internas da ciência geográfica (Gregory, 1992). Foram realizados levantamentos em 22 periódicos nacionais, em um período temporal de 78 anos (1928-2006). Em termos absolutos foram produzidos 6.189 artigos, sendo que destes, 2.298 (37,1%) artigos tinham como temática a geografia física e 3.891(62,9%) abordavam a geografia humana. A média geral de artigos para o período foi de 221,0 artigos/ano, sendo que a media de artigos de geografi a física foi de 82,1 artigos/ano, enquanto que 138,9 foi a média de produção de artigos que não tratavam de geografia física. Enquanto na década de 1920 os artigos de geografia física correspondiam à 0,1% do total de artigos, nas décadas de 1940, 1950, 1960 e 1970; este percentual alcançou 19,1%, 19,8%, 20,6% e 15,7% respectivamente. Quanto à produção de geografia humana, foram publicados 3180 artigos, que percentualmente representa 51,3% dos artigos produzidos no período de 1928 à 2006. A análise dos dados demonstrou que o aumento na produção da geografia física está relacionado tanto a processos que envolvem a especialização de seus subcampos e a incorporação de novas tecnologias, que permitiram a institucionalização do saber geográfico a serviço do Estado planejador e interventor do período Keynesiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)