O PROBLEMA DA ESPACIALIDADE DA DEMOCRACIA E A AMPLIAÇÃO DA AGENDA DA GEOGRAFIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0024Resumo
O trabalho trata da espacialidade da democracia e de que modo as pesquisas da geografia brasileira podem contribuir para melhor qualifcá-la. Tendo em vista o debate sobre a reforma política no Brasil, busca-se temas novos para ampliar a agenda da disciplina, incluindo-a no debate. O ponto de partida é a suposição de que há uma “natureza espacial” na democracia, como argumentado por Rousseau (1978), o que convida a geografia a refletir sobre o tema. A assertiva é a impossibilidade de pensar a política submetendo-a aos princípios da economia e sem refletir sobre suas instituições e a inserção destas no espaço da sociedade. O texto está organizado em duas partes: a primeira propõe uma breve discussão sobre a espacialidade da democracia, incorporando-a a agenda da geografia; a segunda apresenta alguns argumentos sobre a importância da experiência democrática brasileira nas últimas décadas e as transformações que ela favorece no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)