O LUGAR DO BRASIL NO CENÁRIO GEOPOLÍTICO MUNDIAL CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0019Resumo
Globalização e ideologia neoliberal andam juntas no mundo real e na reflexão acadêmica com conceitos e categorias fragmentados que não se propõem a analisar os processos de distribuição do poder em curso no plano internacional. A despolitização dos processos espaciais oculta que o capitalismo como força destrutiva-criativa exige a remoção dos obstáculos políticos e econômicos pelo mundo, inclusive recorrendo à velhas praticas imperiais como o intervencionismo militar no Oriente Médio Expandido. A recente oposição sul-americana às diretrizes de Washington e dos mercados até o momento não logrou produzir uma inserção mais autônoma da região no sistema internacional simplesmente porque as estruturas internacionais de poder continuam as mesmas desde o final da Segunda Guerra Mundial. A questão que permanece em aberto é se alguma reformação do sistema internacional será alcançada sem que essa “vontade política” expressa por movimentos anti-sistêmicos se transforme em poder econômico e militar real.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0), que permite o compartilhamento e a adaptação da obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à autoria e à publicação inicial nesta revista, que o uso não tenha finalidade comercial e que eventuais obras derivadas sejam distribuídas sob a mesma licença.
- Os autores estão autorizados a firmar, separadamente, contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista, como depósito em repositório institucional ou publicação em livro, capítulo de livro ou outros meios, desde que seja indicado o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os autores são incentivados a divulgar seus trabalhos apenas após a publicação na revista, por meio de repositórios institucionais, páginas pessoais e outros meios acadêmicos, sempre com a devida referência à publicação original.


