Primaveras que maturam no outubro

a evolução dos Programas de Pós-Graduação em Geografia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17611

Palavras-chave:

Programas de pós-graduação em Geografia no Brasil, Contextualização, Análise de conjuntura

Resumo

Este texto visa apresentar a seção especial da Revista da ANPEGE cujo título é Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023. Por se tratar de uma edição (muito) especial, compreendi não ser possível uma simples apresentação como “carta de recomendação”, mas com a necessidade de realizar um relativo aprofundamento na contextualização da realidade da pós-graduação em Geografia (PGG) no Brasil. Neste sentido, este texto explora rapidamente a história da PGG para, em seguida, apresentar o seu quadro conjuntural, buscando relacioná-lo aos fatores políticos, sociais, econômicos e culturais de seu contexto. Logo, a análise de conjuntura é a metodologia adotada para a sua construção, tendo como suporte bibliográfico artigos publicados na Revista da ANPEGE em seções temáticas anteriores com propósitos semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adão Francisco de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional

Doutor e pós-doutor em Geografia pelo IESA-UFG. Professor da graduação e do programa de pós-graduação em Geografia da UFT – Porto Nacional. Presidente da ANPEGE: gestão 2021-2023 – “Outros Outubros Virão”

Referências

ANTUNES, C. da F. A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB): origens ideias e transformações – notas de uma história. Tese (em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia – Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, 2008.

DE PAULA, C. Q. Expansão da pós-graduação no território brasileiro e a emergência de sujeitos historicamente invisibilizados na pesquisa geográfica. Revista da ANPEGE, V. 14, Nº 25, p. 39-70, 2018.

DUARTE, G. M. A pesquisa e a pós-graduação em Geografia no Brasil: os 10 anos da ANPEGE. Revista da ANPEGE, V. 1, Nº 1, p. 35-59, 2003.

GERARDI, L. H. de O. ANPEGE: o resgate de uma história. Revista da ANPEGE, V. 1, Nº 1, p. 09-16, 2003.

LENCIONI, S. Linhas de pesquisa da pós-graduação em Geografia: mudanças, esquecimentos e emergência de (novos) temas. Revista da ANPEGE, V. 9, Nº 11, p. 05-19, 2013.

LIMA, L. C. O Ceará na ANPEGE. Revista da ANPEGE, V. 2, Nº 2, p. 39-44, 2005.

OLIVEIRA, A. F. de. Das dinâmicas socioterritoriais nas cidades ao desenvolvimento regional do território: trajetória de um itinerário formativo no PPGG-UFT. Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína – TO, V. 12, Nº 28, p. 490-507, dossiê 10 Anos do PPGG-UFT em Porto Nacional, TO, 2023a.

______. Tão belo quanto a flor do pequi. In: GONÇALVES, R. J. A.; MARQUES, A. C. de O. (orgs.). Dinâmicas territoriais do Cerrado. Anápolis – GO: UEG, 2023b.

PINTO, V. A. M.; SILVA, J. M.; JUNCKES, I. J. Hegemonias temáticas, conceituais e de atores da Geografia: o caso da Revista da ANPEGE no Brasil. Revista da ANPEGE, V. 17, Nº 32, p. 65-82, 2021.

SANT’ANNA NETO, J. L.; OLIVEIRA, M. P. de. Balanço e perspectiva da pós-graduação em Geografia no Brasil – considerações sobre a Avaliação Trienal de 2010/2012. Revista da ANPEGE, V. 10, Nº 14, p. 07-25, 2014.

SILVA, J. B. da; DANTAS, E. W. C. A pós-graduação em Geografia no Brasil: uma contribuição à política de avaliação. Revista da ANPEGE, V. 2, Nº 2, p. 21-37, 2005.

SILVA, J. B. da; OLIVEIRA, M. P. de. A trajetória da pós-graduação no Brasil e a ANPEGE: algumas questões. Revista da ANPEGE, V. 5, Nº 5, p. 79-92, 2009.

SUERTEGARAY, D. M. A. Rumos e rumores da pós-graduação e da pesquisa em Geografia no Brasil. Revista da ANPEGE, V. 1, Nº 1, p. 11-19, 2003.

______. A expansão da pós-graduação em Geografia e a ANPEGE. Revista da ANPEGE, V. 3, Nº 3, p. 17-32, 2007.

TEIXEIRA, V.; SILVA, M. da. ANPEGE: contexto de formação e relações políticas e científicas. Revista da ANPEGE, V. 12, Nº 19, p. 91-124, 2016.

MENDONÇA, F. Temas, tendências e desafios da Geografia na pós-graduação brasileira. Revista da ANPEGE, V. 2, Nº 2, p. 07-20, 2005.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Francisco de Oliveira, A. (2023). Primaveras que maturam no outubro: a evolução dos Programas de Pós-Graduação em Geografia no Brasil. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17611

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023