Entre rios, serras e costumes

a Pós-Graduação em Geografia em foco na Amazônia Setentrional – Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17464

Palavras-chave:

Roraima, formação acadêmica, stricto sensu, Amazônia setentrional

Resumo

O programa de pós-graduação em Geografia (PPG-GEO) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), criado em 2010, teve e tem como propósito o desenvolvimento regional amazônico, por meio da capacitação de profissionais graduados em Geografia (licenciatura e/ou bacharelado), bem como em áreas afins das ciências humanas ou exatas e da terra, conforme classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desse modo, busca-se aqui entender o processo de criação e implantação do PPG-GEO, bem como analisar as contribuições que o programa trouxe e/ou traz para o desenvolvimento técnico, científico e social do Estado de Roraima. A operacionalização do presente trabalho será realizada por meio da análise da proposta de criação do programa, bem como de dados obtidos mediante o site do programa e dos relatórios disponíveis na plataforma Sucupira.

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Biografia do Autor

Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Geógrafo (licenciado e bacharel) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialização em "Educação para a Gestão Ambiental" (Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente - PROFIMA) do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) pela UFPA, mestre em Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PRONAT/UFRR), Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (POSGEO-UFF). Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Editor-Gerente da Revista Acta Geográfica e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRR (biênio 2021-2023). Têm como temas de interesse (i) planejamento urbano-ambiental, (ii) análise de bacias hidrográficas, (iii) uso dos recursos naturais e sustentabilidade e (iv) geografia e educação ambiental.

Luiza Câmara Beserra Neta, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2008). Atualmente é professora Associado da Universidade Federal de Roraima.Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRR (período de 2011 a 2014) e um segundo período de (2017 a junho de 2021). Atua nas áreas de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia e Geoturismo.

Stélio Soares Tavares Júnior, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestre em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1992) e doutor em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004). Professor Titular da Universidade Federal de Roraima, lotado no Departamento de Geologia do Instituto de Geociências. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotointerpretação Geológica de imagens na área de Tectônica e Geomorfologia, organização espacial com uso de SIGs.

Elói Martins Senhoras, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Professor associado e pesquisador do Departamento de Relações Internacionais (DRI), do Programa de Especialização em Segurança Pública e Cidadania (MJ/UFRR), do Programa de MBA em Gestão de Cooperativas (OCB-RR/UFRR), do Programa de Mestrado em Geografia (PPG-GEO), do Programa de Mestrado em Sociedade e Fronteiras (PPG-SOF), do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia (PPG-DRA) e do Programa de Mestrado em Propriedade Interlectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Graduado em Economia. Graduado em Política. Especialista pós-graduado em Administração - Gestão e Estratégia de Empresas. Especialista pós-graduado em Gestão Pública. Mestre em Relações Internacionais. Mestre em Geografia - Geoeconomia e Geopolítica. Doutor em Ciências. Pos-Doutor em Ciências Jurídicas. Foi visiting scholar na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), no Instituto de Pesquisa Econômca Aplicada (IPEA), na University of Texas at Austin, na Universidad de Buenos Aires, na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, México e na National Defense University e visiting researcher na Escola de Administração Fazendária (ESAF), na UNiversidad de Belgrano (UB), na University of British Columbia e na University of California, Los Angeles. Professor do quadro de Elaboradores e Revisores do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Professor orientador do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RR). É organizador das coleções de livros Relações Internacionais e Comunicação & Políticas Públicas, bem como colunista do Jornal Roraima em Foco.

Antonio Tolrino de Rezende Veras (In memoriam), Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Universidade Federal de Roraima (UFRR)

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Araújo Júnior, A. C. R., Beserra Neta, L. C., Tavares Júnior, S. S., Martins Senhoras, E., & de Rezende Veras (In memoriam), A. T. (2023). Entre rios, serras e costumes: a Pós-Graduação em Geografia em foco na Amazônia Setentrional – Roraima. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17464

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023