O paradigma da ciência moderna e o diálogo entre Geografia, Arte e Literatura
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.15174Palavras-chave:
Geografia, Literatura, Paradigma da ciência modernaResumo
O existir humano é movido pelo impulso criador. O desejo e necessidade de inventar, e produzir, desde textos acadêmicos até as artes atravessa nossas existências. Embora este impulso seja comum, os caminhos teóricos e metodológicos da constituição das artes - dentre elas a Literatura e da Geografia - são antagônicos, uma vez que cada um desses discursos se propõe a finalidades distintas. Desde o princípio da constituição da Geografia como ciência, recebemos a contribuição das artes a fim de representar o mundo e as paisagens, no entanto, sob moldes positivistas, tal aproximação tornou-se um desafio. Neste trabalho apresentaremos como o paradigma da ciência moderna dificultou a relação entre Geografia e Literatura, bem como as possibilidades e tensões enfrentadas nesta abordagem. Por fim discorreremos sobre o desenvolvimento de uma relação dialógica entre Geografia e Literatura, tomando a segunda como um sujeito que tem algo a dizer à Geografia.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1ª ed., 3ª reimpressão. - São Paulo: Editora 34, 2020.
BARROS, Manoel de. O livro sobre o nada. 3ª ed.- Rio de Janeiro: Editora Record, 1996.
BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1992.
BROSSEAU, Marc. Geografia e Literatura. IN: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (org.). Literatura, Música e Espaço. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2007.
COMPAGNON, Antoine. O Demônio da Teoria: Literatura e Senso Comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
HISSA, Cássio Eduardo Viana. A Mobilidade das Fronteiras – inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte. Editora da UFMG, 2002.
JOBIM, José Luis. A ficção dos limites e os limites da ficção. In: Máscaras da mimesis: a obra de Luiz Costa Gomes. og. Hans Ultich Gumbrecht, João Cezar Castro Rocha. – Rio de Janeiro: Record, 1999.
LA BLACHE, Paul Vidal. La Géographie de L’odyssée. In: Annales de Géohraphie. Paris: Librairie Armand Colin, 1904.
LÉVY, Bertrand. Géographie humaniste, géographie culturelle et littérature. Position épistémologique et méthodologique. In: Géographie et cultures, 1997, vol. 21, p. 27-44.
LUKÁCS, Georg. Introdução aos escritos estéticos de Marx e Engels. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MARCONDES, Danilo. e JAPIASSÚ, Hilton. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.
MELLO E SOUZA, Antônio Candido. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. n° 9, vol. 24, São Paulo, 1972.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 1ª ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2008.
PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Prefácio. In: Aristóteles. A Poética. Ed. da Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa, 2008.
RATZEL, Friedrich. Sobre a Interpretação da Natureza [Über Naturschilderung]. Revista GEOgraphia, Vol. 12 n°23, 2010.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um Discurso sobre as Ciências. 5ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)