Espaço-tempo na voz de outrem

o ensino de cartografi a para alunos de ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.12521

Resumo

Este artigo apresenta a investigação com o objetivo de  mostrar como a Cartografia pode ser abordada em sala de aula por meio de uma sequência didática, partindo do lugar de vivência dos alunos. O processo investigativo esteve integrado à cidadania, ao envelhecimento e a seus desdobramentos. Como fundamentação teórico-metodológica, utilizou-se como base a pesquisa qualitativa. Os procedimentos foram: representações elaboradas pelos alunos e por idosos de um local comum; entrevista aos idosos; diálogos dirigidos; análises de imagem de satélite e espacialização de dados em mapas. A sequência didática possibilitou a compreensão do processo de mapeamento. As abordagens educativas aplicadas possibilitaram, ainda, superar a costumeira mediação de conceitos cartográficos de forma mnemônica e sem conexão com a realidade do aluno. Conclui-se que unir os saberes de duas gerações, tendo o lugar de vivência como base, possibilita a construção de relações interpessoais empáticas e permite mediar conceitos cartográficos, geográficos e de cidadania.

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Biografia do Autor

Gisa Fernanda Siega Rocha, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

  Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del- Rei (UFSJ)  

 

Silvia Elena Ventorini, Universidade Federal de São João del -Rei (UFSJ)

Professora do Departamento de Geociências e do Programa de Pós -Graduação em Geografia da  Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

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Publicado

2022-07-19

Como Citar

Rocha, G. F. S., & Ventorini, S. E. (2022). Espaço-tempo na voz de outrem: o ensino de cartografi a para alunos de ensino fundamental. Revista Da ANPEGE, 18(35). https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.12521