A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2021.v17i32.12445

Palavras-chave:

Geografias feministas, gênero e sexualidades, espaço escolar

Resumo

Este artigo investiga como os professores de Geografia compreendem as questões de gênero e sexualidade e como isso reflete na sua atuação docente, a partir da lente teórica trazida pela Geografia Feminista, no viés pós-estruturalista. A metodologia escolhida coloca em suspenso a informação para estabelecer interrogações sobre o que já está sendo dito. Com este método,é traçada uma análise a respeito de como essas questões estão sendo discutidas no cenário atual brasileiro e seus impactos na escola. Em meio a esse cenário, documentos normativos da educação básica, como o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular, têm sofrido forte influência de grupos conservadores ao retirarem de seus textos as expressões “identidade de gênero” e “diversidade sexual”. Diante disso, a preocupação com a homofobia no espaço escolar nos leva a questionar como os professores de Geografia da escola estão lidando com questões tão em evidência como gênero e sexualidade em sala de aula.

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Biografia do Autor

Cláudia Maliszewski Escouto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra e Licenciada em Geografia.  Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Pesquisa temas relacionados às questões de gênero e sexualidades no espaço escolar.

Ivaine Maria Tonini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Ivaine Maria Tonini. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Linha de Ensino em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Escouto, C. M., & Tonini, I. M. (2021). A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolar. Revista Da ANPEGE, 17(32), 409–428. https://doi.org/10.5418/ra2021.v17i32.12445

Edição

Seção

Seção Temática - Geografias Feministas