Um convite ao lazer: o surgimento do skate através das páginas da revista pop (1972 - 1979)
Palavras-chave:
História. História da imprensa. História cultural.Resumo
Buscamos neste artigo elaborar alguns conhecimentos sobre o início da prática do skate no Brasil num período em que ele ainda não era retratado pela mídia como um esporte radical. Embora tal atividade tenha surgido no país em fins da década de 1960, foi somente a partir do começo da década seguinte que ela passou a ser divulgada através da mídia impressa, sobretudo, através da Revista Pop. Observamos, neste momento inicial, que a prática do skate esteve muito próxima à prática do surf, sendo o skate noticiado, com muita freqüência, como um “surf de asfalto”. Ao final do artigo, sugerimos que ao retratá-lo como uma atividade excitante e próxima aos prazeres do surf, a revista Pop colaborou para a promoção do skate como algo pertinente à formação de uma mais ampla variedade de lazeres juvenis que, posteriormente, tomaram a forma de esportes radicais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-30
Como Citar
Brandão, L. (2010). Um convite ao lazer: o surgimento do skate através das páginas da revista pop (1972 - 1979). Fronteiras, 12(22), 37–59. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/799
Edição
Seção
DOSSIÊ 04: HISTÓRIA DOS ESPORTES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).