Estratégias individuais e institucionais e o avanço da reforma luterana no Norte Europeu: o caso da Livônia
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7592Palavras-chave:
Reforma luterana. Europa setentrional. Suécia. Livônia, Ordem Livoniana.Resumo
Este artigo analisa os processos que conduziram à instituição do Luteranismo na Europa do Norte, em particular na Confederação da Livônia. Apresentaremos de início um panorama da reforma sueca de Gustav Vasa, como evento exemplar de adoção da reforma por um monarca em processo de fortalecimento, seguido por um estudo de caso mais detalhado da Reforma na Livônia, que destoa das linhas gerais estudadas nos movimentos reformadores luteranos e permite a observância de elementos notavelmente populares. For fim, demonstramos a necessidade de se considerar as Reformas religiosas do século XVI como eventos levados a cabo por agentes diversos, motivados por razões igualmente diversas, que vão de motivações espirituais e religiosas às de ordem política e econômica e acabam por convergir em estratégias de benefício mútuo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-30
Como Citar
Muceniecks, A. S. (2017). Estratégias individuais e institucionais e o avanço da reforma luterana no Norte Europeu: o caso da Livônia. Fronteiras, 19(34), 71–93. https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7592
Edição
Seção
DOSSIÊ 12: PROTESTANTISMOS E HISTÓRIA: A PROPÓSITO DOS 500 ANOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).