A África não está em nós: a história africana no imaginário de estudantes do Recôncavo Baiano
Palavras-chave:
Ensino de história africana. Representações. Recôncavo Baiano.Resumo
O presente artigo objetiva analisar parte dos resultados obtidos pelo projeto de pesquisa “A África nos Bancos Escolares”, desenvolvido ao longo dos anos de 2007 e 2008 no Recôncavo Baiano. A investigação obteve, por meio da aplicação de questionários em escolas do ensino fundamental e médio da região, um conjunto significativo de informações. Os dados analisados referem-se às principais categorias de imagens que os estudantes associaram ao continente e as suas sociedades. A proximidade entre as categorias ou representações identificadas em mais de trezentos questionários catalogados revela a fusão dos cenários imagéticos construídos por jovens estudantes do Recôncavo com algumas referências associadas à África pelo imaginário social brasileiro.Downloads
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Publicado
2009-12-18
Como Citar
Oliva, A. R. (2009). A África não está em nós: a história africana no imaginário de estudantes do Recôncavo Baiano. Fronteiras, 11(20), 73–91. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/625
Edição
Seção
DOSSIÊ 02: ENSINO DE HISTÓRIA
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