(Re) conduzindo rebanhos: literatura piauiense nas trilhas da fé e da razão
Palavras-chave:
História. Literatura. Religiosidade.Resumo
O objetivo principal desse trabalho é discutir sobre as interconexões entre a religiosidade e a escrita literária piauiense do final do século XIX e início do século XIX, no tocante às práticas religiosas e os ideais de uma vida moderna. O recorte está circunscrito a esse período em decorrência das convulsões sociais, econômicas e políticas impulsionadas principalmente pelos conflitos que envolviam a implantação do regime republicano, e de seus princípios modernistas, em confronto com as posturas religiosas da época. Metodologicamente, o trabalho está orientado pela leitura analítico-interpretativa de crônicas e textos de Clodoaldo Freitas, notadamente dos livros Em roda dos fatos e História de Teresina, além de escritos de Elias Martins, em Fitas e Guerras Sectárias. Somando-se a esses textos, jornais e mensagens governamentais da época também compuseram o lócus documental, para a visualização da configuração histórica. Como base teórica, recorreu-se às proposições feitas por Benjamin (1994), Sevcenko (1999) e Queiroz (1998) sobre as relações entre história e literatura, bem como as discussões de Certeau (1994) acerca da prática escriturária do historiador e as noções de lugar social e lugar institucional; o conceito de apropriação, de Chartier (1988), além das discussões sobre religiosidade de Hermann (1997). Considera-se que os textos de Clodoaldo Freitas e Elias Martins representam o próprio caráter da historiografia e da literatura piauiense como uma escrita questionadora da sociedade e dos valores religiosos daquele momento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-06-29
Como Citar
Fontineles Filho, P. P. (2010). (Re) conduzindo rebanhos: literatura piauiense nas trilhas da fé e da razão. Fronteiras, 12(21), 107–124. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/600
Edição
Seção
DOSSIÊ 03: HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).