A Missão Evangélica Caiuá e a educação escolar para os indígenas da Reserva de Dourados e aldeia do Panambizinho – de 1928 a 1968
Palavras-chave:
Missão religiosa. Estado republicano. Educação Escolar.Resumo
O presente artigo é resultado de parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a política do Estado Republicano em relação à educação escolar, realizada através do S.P.I. (Serviço de Proteção aos Índios) em conjunto com a Missão Evangélica Caiuá na Reserva de Dourados e aldeia do Panambizinho. Com base em documentos escritos e orais, demonstramos o entrelaçamento do Órgão tutelar governamental com a referida instituição religiosa, que juntos processaram um projeto de escola (1929-1968) alicerçado num ideário que combinava catequização e educação, visando garantir a suposta “Salvação” dos Índios, escamoteando os intentos de “civilização” e a integração destes ao mundo do trabalho na sociedade regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).