O processo de recepção do Concílio Vaticano II:Algumas experiências de formação na Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (1960 – 1990).
Palavras-chave:
Vida religiosa. Inserção social. Concílio Vaticano II.Resumo
O presente artigo apresenta aspectos do processo de recepção do Concílio Vaticano II no Brasil, especialmente no que diz respeito às transformações estruturais que este engendrou, através das memórias de um grupo de formandas da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição no período. Para tanto, abordaremos discussões acerca do conceito de Povo de Deus, da proposta de inserção social e de emergência da Teologia da Libertação, os quais motivaram diferentes posicionamentos a respeito do papel social que deveria, a partir de então, ser assumido pela Igreja como instituição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-06-29
Como Citar
Cubas, C. J. (2010). O processo de recepção do Concílio Vaticano II:Algumas experiências de formação na Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (1960 – 1990). Fronteiras, 12(21), 227–245. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/580
Edição
Seção
DOSSIÊ 03: HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).