De venenosos charcos a fontes cristalinas: representações do clero na Capitania de Goiás durante o regime pombalino (1750-1780)
Palavras-chave:
Padres. Colônia. Período pombalino.Resumo
O período regido pelo Marquês de Pombal foi marcado pelas tentativas de tornar mais eficiente e moderna a administração do Império Ultramarino lusitano. Isso atingiu em cheio o clero, não somente a Companhia de Jesus, expulsa de todos os domínios portugueses. Este artigo estuda o impacto das medidas para reformar os sacerdotes numa região aurífera, a Capitania de Goiás, onde as ordens religiosas estavam oficialmente proibidas de atuar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-06-29
Como Citar
Quadros, E. G. (2010). De venenosos charcos a fontes cristalinas: representações do clero na Capitania de Goiás durante o regime pombalino (1750-1780). Fronteiras, 12(21), 51–67. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/532
Edição
Seção
DOSSIÊ 03: HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).