Discursos sobre (i)migração no contexto da colonização no século XX
Palavras-chave:
Imigração. Colonização. Companhia.Resumo
Este artigo é uma reflexão sobre a possibilidade de se obter força de trabalho através imigração europeia, visando o desenvolvimento de empreendimentos colonizadores na região leste de Mato Grosso do Sul, nas décadas de 1950 e 1960, por uma companhia colonizadora, a Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso. Naquele período a Companhia era propriedade de um imigrante de origem Tcheca, Jan Antonin Bata, que chegou ao Brasil no início da década de 1940, fugindo da expansão nazista e sob pressão dos aliados do período da Segunda Guerra Mundial. A referência para reflexão aqui neste texto são dois documentos produzidos por Jan A. Bata: Estudos Sobre a Migração de 1951 e Ante-Projeto do núcleo de colonização “Presidente Kennedy” de 1962. Os dois documentos fazem ver as dificuldades de empreendimentos colonizadores particulares em conseguir novos colonos nacionais para vender lotes de terras, buscando desse modo a alternativa de migrantes estrangeiros. Dois empreendimentos colonizadores desenvolvidos pela Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso no Mato Grosso do Sul resultaram na formação de núcleos urbanos, hoje os municípios de Batayporã e Bataguassu.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-10-23
Como Citar
Ziliani, J. C. (2014). Discursos sobre (i)migração no contexto da colonização no século XX. Fronteiras, 16(28), 207–219. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4553
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).