O norte de Goiás antes do Tocantins: as ações do governo federal no processo de criação deste estado
Palavras-chave:
História do Tocantins. Estado. Políticas.Resumo
A proposta deste artigo é analisar o quanto foi relevante às ações políticas promovido pelo Estado no norte goiano, e como estas influenciaram no processo de criação do Tocantins. Para tanto, revisa-se a história da região norte do país, onde o futuro Estado tocantinense insere-se,e também do norte de Goiás. Além disso, utiliza-se de dados secundários fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, para complementar a análise proposta. Os resultados demonstram que o ponto de transformação desta região ocorre a partir de 1930, quando o Estado assume a função de interventor direto no interior do Brasil. As políticas federais, iniciados pela Marcha para o Oeste e o Plano de Metas, foram fundamentais para a formação de densos núcleos urbanos ao longo da BR – 153, necessários para que as lideranças políticas articulem-se e possam reivindicar os seus interesses. Conclui-se que esta grande transformação ocorrida na região norte do país apenas poderia acontecer se o governo federal estivesse submetido a profundas mudanças. De fato, o Estado brasileiro estava se reestruturando através da Constituinte, e sob a égide da Constituição de 1988, Brasília novamente influenciava e finalizava o processo de cisão do Norte goiano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-06
Como Citar
Arruda, T., & Rodrigues, W. (2013). O norte de Goiás antes do Tocantins: as ações do governo federal no processo de criação deste estado. Fronteiras, 15(26), 41–55. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/2818
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).