A participação dos brasileiros na crise política do Paraguai - Análise a partir do governo de Fernando Lugo
Palavras-chave:
Brasiguaios. Conflitos agrários. Carperos. Fernando Lugo.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar de que forma os recentes conflitos envolvendo os brasileiros e campesinos paraguaios determinaram na deposição do presidente Fernando Lugo, bem como as posições dos dois grupos durante a crise política. Para este fim, serão detalhados os caminhos percorridos pelos brasileiros durante as últimas décadas, assim como a atuação dos movimentos sociais rurais paraguaios, seus objetivos e seus anseios. Também serão brevemente analisadas as questões jurídicas e sociais envolvendo a terra, que constitui o principal motivo de conflito no Paraguai, de modo a buscar revelar a relevância da participação dos brasileiros na crise política paraguaia de 2012.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-06
Como Citar
Silva, K. da. (2013). A participação dos brasileiros na crise política do Paraguai - Análise a partir do governo de Fernando Lugo. Fronteiras, 15(26), 11–40. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/2669
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).