Decolonialidade e resistência nos processos culturais, de fé e de cura na região das Missões do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v23i42.15796Palavras-chave:
Religiosidade, São Miguel das Missões – RS, Cultura, DecolonialidadeResumo
O presente artigo aborda numa perspectiva decolonial e intercultural as tradições culturais e religiosas na comunidade miguelina - Região das Missões no estado do Rio Grande do Sul. Num primeiro momento é apresentada uma discussão teórica contemplando os conceitos chaves de decolonidade e interculturalidade. Em um momento posterior esses conceitos são aplicados a um estudo empírico na localidade supracitada, trazendo dados pesquisados a partir de depoimentos e imagens fotográficas coletadas no respectivo contexto. Como resultado podemos constatar a importância dos estudos que procuram resgatar dados culturais significativos das comunidades originais. A metodologia utilizada é a crítico histórica, pois analisou-se os conceitos empregados e os dados empíricos para a construção do artigo.
Downloads
Referências
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2013.
CHAMORRO, Graciela. Teología Guaraní. Quito-Ecuador: Abya Yala, 2004.
MELIÀ, Bartolomeu. El guaraní conquistado y reducido: ensayos de etnohistoria. Asunción: Universidad Católica, 1988.
MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF , Niterói , v. 1, n. 34, p. 287-324, 2008.
MIGNOLO, Walter D.. Colonialidade: o lado mais obscuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 1-18, 2017.
NOVAIS, Fernando Antônio. A colonização e o sistema colonial: discussões de conceitos e perspectivas históricas. In: MARQUES, Adhemar (et.al). História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 1994.
QUIJANO, Anibal. A colonialidade do poder: eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 116-142.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015
WILDE, Guilhermo. Objetos, personas y Alteridade nel Espacio Misional. In: COLVERO, Ronaldo Bernardino; MAURER, Rodrigo Ferreira. Missões em Mosaico: da interpretação à prática – um conjunto de experiências. Porto Alegre: Faith, 2011, p. 15-26.
Entrevistas
Aureliano José Jardim. São Miguel das Missões - RS. Entrevista concedida a Juliani Borchardt da Silva, 2013.
Anildo Romeu. Santo Ângelo - RS. Entrevista concedida a Juliani Borchardt da Silva, 2013.
Floriano Romeu. Santo Ângelo - RS. Entrevista concedida a Juliani Borchardt da Silva, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).