Representações do rural no radioteatro de Florianópolis na década de 1950
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v24i43.15706Resumo
Neste artigo discute-se as representações do rural no radioteatro de Florianópolis na década de 1950. O artigo é estruturado a partir da análise dos roteiros do programa Encantamento, melodrama do radialista Aldo Silva, do qual se depreende uma série de representações acerca das representações do urbano e do rural. Procura-se relacionar essas representações, encontradas em outras obras publicadas no período em Florianópolis, a um contexto mais amplo, a partir de uma bibliografia de teóricos da literatura, como Raymond Williams.
Downloads
Referências
BRONTE, Emily. O morro dos ventos uivantes. São Paulo: Nova Cultural, 1995.
CORONATO, Vivian de Camargo. O radioteatro na ilha: uma análise das peças completas escritas para os programas “Encantamento” e “Falando ao coração”. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas). Centro de Artes, Design e Moda, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
D’EÇA, Othon. Homens e algas. 5ª ed. Florianópolis: EdUFSC, 2007.
ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. A ideologia alemã: (I-Feuerbach). 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1984.
FALCÃO, Luiz Felipe. Memórias dissonantes, histórias díspares: relatos das transformações urbanas em Florianópolis nas últimas décadas do século XX. Anais do IX Encontro Nacional de História Oral, São Leopoldo, UNISINOS, 2008.
HUPPES, Ivete. Melodrama: o gênero e sua permanência. Cotia: Ateliê, 2000.
JUNKES, Lauro. Açores: travessias. Florianópolis: Insular, 2003.
LOHN, Reinaldo Lindolfo. A cidade contra o campo. In: BRANCHER, Ana (Org.). História de Santa Catarina: estudos contemporâneos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1999.
_____. Limites da utopia: cidade e modernização no Brasil desenvolvimentista (Florianópolis, década de 1950). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 27, n. 53, 2007.
_____. Mitologias do desenvolvimento: extensão rural e modernização: o caso de Santa Catarina (décadas de 1950 e 1960). Espaço Plural, Marechal Cândido Rondon, ano IX, n. 18, 2008.
MACHADO, Aldonei. Músicas, shows e estrelas no dial: a Rádio Guarujá e a chegada da indústria cultural em Florianópolis. In: COLLAÇO, Vera; FLORES, Maria Bernadete Ramos; LEHMKUHL, Luciene (Org.). A casa do baile: estética e modernidade em Santa Catarina. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006.
MEDEIROS, Ricardo. Dramas no rádio: a radionovela em Florianópolis nas décadas de 50 e 60. Florianópolis: Insular: Fundação Franklin Cascaes, 1998.
MEDEIROS, Ricardo; VIEIRA, Lúcia Helena. História do rádio em Santa Catarina. Florianópolis: Insular, 1999.
MOREIRA, Vânia Maria Losada. Os anos JK: industrialização e modelo oligárquico de desenvolvimento rural. In: DELGADO, Lucilia de Almeida Neves; FERREIRA, Jorge (Orgs.). O Brasil Republicano: o tempo da experiência democrática. Da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
PAULA, Silvana. O country no Brasil contemporâneo. História, Ciências Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, vol. V (suplemento), 1998.
PAYER, Maria Onice. O rural no espaço público urbano. In: ORLANDI, Eni (Org.). Cidade atravessada: os sentidos públicos no espaço urbano. Campinas: Pontes, 2001.
PEREIRA, Nereu do Vale. Desenvolvimento e modernização: um estudo de modernização em Florianópolis. Florianópolis: Lunardelli, 1974.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social e outros escritos. São Paulo: Cultrix, 1979.
SANDOMÊNICO, Regina. Rádio: na 3ª idade, mas ágil como adolescente. In: BALDASSER, Maria José; CHRISTOFOLETTI, Rogério (Org.). Jornalismo em perspectiva. Florianópolis: EdUFSC, 2005.
SANTOS, Silvio Coelho dos. A zona rural da ilha de Santa Catarina. In: PEREIRA, Nereu do Vale et. al. (Org.). Ensaios sobre sociologia e desenvolvimento em Santa Catarina. Florianópolis: Edeme, 1971.
SHELLEY, Mary. Frankenstein. São Paulo: Ática, 2003.
SILVA, Michel Goulart da. Intelectuais, ditadura e modernização em Santa Catarina. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Chapecó, n. 34, p. 213-226, 2019.
SOUZA, Juvenal Melchiades de. A distância do passado. 2ª ed. Florianópolis: [s.n.], 1952.
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Fontes
BRANDÃO, Arnaldo. Homens e algas. O Estado, Suplemento Dominical, Florianópolis, 4 de maio, 1958.
SILVA, Aldo. Encantamento. Florianópolis: Rádio Diário da Manhã, [sem data].
SILVA, Aldo. Encantamento. Florianópolis: Rádio Diário da Manhã, 30 de outubro, 1958.
SILVA, Aldo. Encantamento. Florianópolis: Rádio Diário da Manhã, 19 de fevereiro, 1959a.
SILVA, Aldo. Encantamento. Florianópolis: Rádio Diário da Manhã, 26 de março, 1959b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).