Demanda e utilização dos serviços de saúde no local de origem pelo emigrante e seus familiares
Palavras-chave:
Emigração. Serviços de saúde. Demanda. Oferta. Utilização.Resumo
O presente estudo analisou as necessidades e a utilização dos serviços de saúde pelos emigrantes brasileiros de Governador Valadares - MG para os EUA, com o objetivo de investigar a relação entre a demanda do emigrante e a oferta de serviços de saúde privados na cidade mineira. Foram realizadas 21 entrevistas com emigrantes e seus familiares. Os recursos que o emigrante adquire com o seu trabalho no exterior indicam uma significativa demanda pelos serviços de saúde privados da localidade. O contingente de financiadores emigrantes é formado pelo emigrante sazonal, isto é, o residente fora do país que periodicamente visita Valadares, os que retornam de um período de emigração, e pelos familiares receptores de remessas dos residentes no estrangeiro. A demanda mais frequente dos respondentes foi pelos serviços odontológicos, depois veio os checkups ginecológico, cardiológico e oftalmológico, mas foram detectadas também demandas pelos serviços de medicina estética e por uma segunda opinião dos profissionais valadarenses acerca dos diagnósticos realizados por profissionais norte-americanos. A oferta de serviços de saúde da rede ambulatorial privada de Valadares possui uma estreita relação com a demanda do emigrante.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-07-29
Como Citar
Duarte, N. de A., Escrivão Júnior, Álvaro, & Siqueira, S. (2011). Demanda e utilização dos serviços de saúde no local de origem pelo emigrante e seus familiares. Fronteiras, 13(23), 147–168. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/1422
Edição
Seção
DOSSIÊ 05: HISTÓRIA DA SAÚDE
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).