A aquisição de recursos líticos pelos ocupantes Jê do Sul na Ilha do Major – Guaíra – Paraná
Palavras-chave:
Arqueologia. Pré-história. Paraná.Resumo
Neste trabalho apresentaremos os primeiros resultados da análise das evidências líticas encontradas no sítio arqueológico da ilha do Major, município de Guaíra-PR (54º16’37”W 24º04’11”S). O objetivo da pesquisa é definir a adaptabilidade das populações indígenas que ocuparam a área de Sete Quedas entre 2400 e 400 anos Antes do Presente (A.P.). Os dados apresentados são relativos a identificação das matérias primas empregadas para confeccionar os artefatos de pedra. O sítio apresenta 3 níveis distintos
de ocupação: 3) 0-10 cm, ocupação atual; 2) 20 cm, ocupação Guarani; 1) 80 cm, ocupação Jê do Sul. As evidências estudadas são do nível 3, ocupado por populações Jê do Sul, que viveram na área entre 2300 e cerca de 2100 A.P.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).