World History: coisa de gringo ou uma oportunidade? Notas sobre a historiografia americana
Palavras-chave:
História Mundial. Historiografia Americana. Globalização.Resumo
Este artigo examina um campo de história que está crescendo em importância nos Estados Unidos. Respondendo ao papel crucial dos Estados Unidos nos assuntos globais durante as últimas décadas, o
ensino da história mundial (World History) tem chegado a ser uma prioridade para muitos departamentos de história nas universidades e escolas do país. A percepção é de que aos estudantes americanos falta
uma perspectiva global para compreender as relações internacionais apresentadas pela globalização e o papel de sua nação no mundo. O objetivo é de fazer mais amplo o conhecimento dos alunos, examinando
as complexidades e interrelações das variadas regiões na história, e também estimular a indagação do governo e dos homens de negócio no sentido de seus programas de ação que deixam de considerar as preocupações de outros povos ao redor do globo. Isto não tem sido fácil, como por natureza a história mundial tem muitas perspectivas, mas o campo tem crescido suficiente para chegar como um ramo de estudo de valor e até libertante que merece atenção sincera entre historiadores no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).