Considerações sobre a crítica católica ao Estado brasileiro
Palavras-chave:
Catolicismo. Regime Militar. Pessoa Humana.Resumo
A questão que procuramos responder é a seguinte: qual a radicalidade da crítica católica ao Regime Militar baseada no primado da dignidade da pessoa humana? Consideramos que esta representação adquiriu em certos meios católicos brasileiros, particularmente na Arquidiocese de São Paulo, uma irredutível incompatibilidade com os princípios da Doutrina de Segurança Nacional que orientava a ação do Regime Militar, notadamente após a institucionalização do AI-5 em 1968. No entanto, a representação católica da dignidade da pessoa humana era formulada por uma noção de hierarquia, tradicional no pensamento católico, que criava bloqueios a uma práxis de crítica radical ao poder de Estado e ao próprio poder católico. Tais questões podem ser apreendidas por meio de diversos discursos-documentos da época.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).