Escavando “desaparecidos” em cemitério no Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Arqueologia. Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro.Resumo
A arqueologia possui um papel importante na sociedade brasileira, no sentido de ser capaz de articular a investigação e os direitos humanos, numa sociedade onde perseguições políticas, discriminação e torturas se fizeram constantes. A vinda de uma equipe argentina de antropólogos forenses no Rio de Janeiro à convite do Grupo Tortura Nunca Mais, pretendia propiciar a participação de arqueólogos brasileiros na escavação de “desaparecidos”. Assim, apresento a experiência no ano de 1992, vivida em conjunto com médicos legistas, de trabalhar com restos materiais de um passado recente que ainda incomoda a sociedade brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).